top of page

Chakras

  • Foto do escritor: Pathy Lhullier
    Pathy Lhullier
  • 31 de mar. de 2020
  • 9 min de leitura

Atualizado: 17 de jun. de 2020

Esta mesma visão se estende para os outros, sem o julgamento pernicioso, que denigre. Você sabe o seu lugar no Universo, e está em contato com seu brilho pessoal. Pessoas com este chakra equilibrado irradiam calor humano e alegria, sem desejo de sub julgar ninguém.

ree

Seu nome originou-se de uma antiga palavra sâncrita , que significa, círculo, roda, ciclo que descreve os movimentos giratórios do Prana( energia vital universal) nesses pontos.

Esses pontos de energia servem como abertura para o Prana fluir através de nossos corpos físicos, onde serão absorvidos e coletados para serem transformados e emitidos.

São sete os principais centro de energia do nosso corpo, localizado ao longo da nossa coluna, eles estão relacionados a sete principais glândulas responsáveis por regular processos fisiológicos, como funcionamento da imunidade, funções dos órgãos, e processos psicológicos como nossas emoções e comportamentos.

Existem sete chakras principais, presentes no corpo- Chakra Raiz ou básico, Sacro ou Umbilical, Plexo Solar,do Coração, da Garganta, Frontal ou Terceiro e Coroa ou Coronário.

Cada Chakra é diferente, no sentido que eles tem qualidades específicas, oque corresponde ao refinamento da energia desde o nível básico, até a consciência do nível espiritual da vibração mais elevada.

Os 3 Chakras inferiores são: Chakra Raiz ou básico, Sacro ou Umbilical, Plexo Solar, estão associados a emoções e necessidades centrais, pois a energia nessa área vibra em uma frequência menor e é mais densa por natureza.

O ChaKra do coração tem a função de equilibrar a energia de todos os outros, pois está no centro. È o coração que conecta o céu com a terra, é a conexão da espiritualidade através da matéria.

Os Chakras superiores são: Garganta, Frontal ou Terceiro e Coroa ou Coronário, correspondem as nossas aspirações mentais e espirituais, mais elevadas.

Cada Chakra possui uma cor diferente, as vibrações que cada um emite resulta nas diferentes cores e isso pode ser explicado pela manifestação das ondas magnéticas emitido pela luz em diversas frequências.

Cada ponto de Chakra é equivalente a um aspecto específico do comportamento e desenvolvimento humano. O equilíbrio do fluxo de energia nesses diferentes pontos garante que o corpo funcione perfeitamente.


1-Chakra Básico ou Raiz


ree

O chakra básico situa-se na base da coluna vertebral e tem quatro pequenos vórtices, de cor vermelha. Quanto mais aberto e vitalizado o Chakra Básico, mais elevada será nossa energia física (disposição). Este chakra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. É associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, nossa independência em relação aos outros, nosso sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais e nossa habilidade em sentir-nos seguros. O Chakra Básico, quando equilibrado, nos torna conscientes do momento presente, e conectados com nosso corpo físico.

Um Chakra Básico hipoativo ou fechado torna as pessoas nervosas, vivendo através do medo, ou apáticas. Pode gerar a sensação de não sermos bem-vindos ou aceitos. Já se estiver hiperativo pode causar, entre outros sintomas, excesso de materialismo, ganância, paranóia, manias e agressividade.

Além do tratamento através das terapias holísticas, como o Reiki, você também pode trabalhar os seus chakras de outras formas.


2- Chakra Umbilical

ree

O Chakra Umbilical localiza-se alguns centímetros abaixo do umbigo e tem uma abertura para a frente assim como um vórtice posterior. Sua cor é laranja. Seu elemento é a Água, que representa a coesão. É o chakra relacionado com a nossa capacidade de amar a vida. Um chakra umbilical equilibrado nos traz sentimentos de bem estar, abundância, prazer e alegria, amplificando nossa sensação de uma vida plena e saudável.

Também é o Chakra da Criatividade. Quando em equilíbrio, temos facilidade em nos manifestarmos de formas criativas na vida. É o chakra que rege a criação em todos os sentidos, sendo por isso também considerado o Chakra da Reprodução. Também indica a qualidade de amor ao sexo oposto que somos capazes de sentir. Se não estiver aberto, pode ser responsável por medo de proximidade física, ou pela mente muito centrada na razão, que não permite que a vida seja mais prazeirosa.

Quando em desarmonia, é um Chakra com potencial para acarretar em uma série de sintomas. Entre os sintomas físicos de um chakra umbilical bem afetado podemos citar anemia, hipoglicemia, problemas nas juntas, dores na parte de baixo das costas, problemas nos rins e fígado, além de falta de vitalidade.

Além das questões físicas, seu desequilíbrio pode se manifestar de diversas outras formas. Entre elas: depressão, falta de limites saudáveis nas relações, sensibilidade extrema (podendo tender para o indulgente ou agressivo), medo e ansiedade, manipulação. Também podem acarretar ataques de pânico, sintomas pré-menstruais graves, problemas de infertilidade, fadiga crônica, culpa, desequilíbrios na libido e indecisões.


3- Chakra do Plexo Solar


ree

O Chakra do Plexo Solar está ligado ao nosso terceiro campo energético, o campo mental. Por isso, é através deste chakra que podemos ter um entendimento mental do nosso eu emocional. Um Chakra do Plexo Solar equilibrado nos permite viver com determinação e confiança. Somos capazes de criar limites saudáveis em nossas relações e defender nossos pontos de vista sem agressividade. Permite um auto-conhecimento saudável, sem culpa ou julgamentos, mas numa busca constante por melhorias, num aprendizado saudável.

Esta mesma visão se estende para os outros, sem o julgamento pernicioso, que denigre. Você sabe o seu lugar no Universo, e está em contato com seu brilho pessoal. Pessoas com este chakra equilibrado irradiam calor humano e alegria, sem desejo de subjulgar ninguém.

É através deste Chakra também que sentimos muitas das nossas intuições. Sabe aquela súbita “pontada no estômago” que temos ao receber uma notícia? Ou quando passamos por alguma situação corriqueira mas algo nos diz que algo não está bem? É o nosso chakra do plexo solar captando as energias do ambiente ou da situação.

O Chakra do Plexo Solar em desequilíbrio pode acarretar uma série de consequências físicas e emocionais. Entre as emocionais podemos citar baixa estima, falta de auto-controle, depressão, ansiedade, vícios, co-dependência e dificuldades com limites. Também temos dificuldades em apreciarmos nossas conquistas, e muitas vezes nos falta o impulso para iniciar as ações necessárias em nossas vidas.

Por estar muito ligado ao nosso campo mental, muitas de nossas crenças, positivas ou negativas, estão conectadas ao nosso terceiro chakra. Dificuldades neste chakra podem criar distorções de auto-imagem em relação aos outros. Assim uma pessoa irá sentir-se inferior aos demais, numa atitude depressiva ou de vitimização, ou também – no outro extremo – pode adquirir um sentimento de superioridade, tornando-se excessivamente crítica e autoritária. Não é raro que alterne entre estes dois extremos.

Em relação ao aspecto físico, também nosso Chakra do Plexo Solar tem fundamental importância. Todos os aspectos de nosso trato digestivo, inclusive a assimilação de nutrientes, são controlados pelo terceiro chakra. Seus desequilíbrios podem acarretar diversos problemas, como úlceras, má digestão, gases, náusea, diabetes, hipoglicemia, artrite, asma e outros problemas respiratórios. Também dores nos nervos, fibromialgia, problemas nos rins e fígado. Seu mal funcionamento também afeta nossa capacidade de ganhar ou perder peso de forma natural.


4-Chakra Cardíaco


ree

O Chakra Cardíaco fica localizado no centro do peito. Ele é o quarto Chakra contando de baixo para cima.

Sua cor é Verde e dependendo de sua vibração pode se tornar rosa. É um Chakra que atua no elemento Ar.

Elementos adicionais podem ser usados em práticas de cura modernas que ajudam a equilibrar o Chakra Cardíaco, além da energização com pedras e cristais.

As principais funções do Chakra Cardíaco:

Amor próprio Relacionamentos Compaixão Perdão e aceitação Transformação

Quando o Chakra Cardíaco está aberto ou em equilíbrio,  somos amorosos e pacientes, temos felicidade e paz  e sentimos uma conexão com todos os seres vivos do Universo.

Quando bloqueado ou em desequilíbrio, a pessoa tem dificuldades nos relacionamentos, sente raiva, nervosismo e tem muita impaciência com tudo e com todos.


5-Chakra Laríngeo


ree

O quinto Chakra é também chamado de Chakra Laríngeo ou Vishuddha. Sua cor é azul claro com prateado e azul esverdeado. Ele está localizado na base da laringe na garganta. O mau funcionamento deste chakra costuma gerar muita dificuldade de expressão, tornando a pessoa retraída, insegura, vitimizada. Corresponde ao elemento éter. A função dos sentidos é o da audição e a glândula correspondente é a tiróide. Este vórtice nasce na altura da vértebra cervical na garganta, bem na base da laringe. A nuca, queixo, ouvidos, órgãos da voz, traqueia, brônquios, região pulmonar superior, esôfago e braços influenciam no funcionamento deste ponto energético e vice-versa.

É por esse centro de energia que encontramos a nossa maior capacidade de expressão, a comunicação através da voz, gestual e audição. Ele também faz uma importante ligação entre os Chakras inferiores com os superiores. É um transmissor de nossos conteúdos internos, como raiva, amor, medo, pensamentos, impulsos e reações ao mundo externo.

É um intermediário de informações em todos os níveis, pois o elemento éter também é considerado pela filosofia da Yoga o elemento básico, através do qual é condensado os elementos dos chakras inferiores – como terra, água, fogo e ar.

Com o funcionamento harmônico deste quinto Plexo, nos expressamos com total liberdade, criatividade e segurança. Também nos sentimos à vontade de assumir nossos conhecimentos, sentimentos e fraquezas. Desenvolvemos nele a capacidade de ouvir com generosidade e o acolhimento amoroso das ações mais delicadas que acabam promovendo maior independência de expressão e uma profunda alegria.

Este chakra em desarmonia costuma gerar muita dificuldade de expressão. A pessoa não vivencia nada para não correr riscos de não ser aprovada.

O funcionamento falho do Chakra Laríngeo costuma perturbar a comunicação entre a mente e o corpo. A culpa e medo inconscientes são bem comuns neste caso, acabam impedindo a espontaneidade e causando muita dificuldade em entrar em contato com seus sentimentos mais profundos. Pode também desenvolver tanta vergonha de suas percepções internas que o convívio social fica prejudicado por medo da opinião dos outros.


6- Chakra Frontal ou Terceiro olho


ree

O Chakra Frontal é mais conhecido como o terceiro olho, ele está ligado diretamente com a nossa intuição. Dentre todos os chakras do corpo ele é o que aprimora a nossa visão interior, e fica localizado no meio da testa, um pouco acima dos olhos.

O Ajna, que significa centro de controle em sânscrito, é o sexto chakra e tem seu nome mais conhecido como terceiro olho, está fisicamente atrelado à glândula hipófise, aos olhos e nariz, e é o responsável pelo controle de todos os chakras. Dentre os 7 chakras principais, ele é o que envia todos os nossos comandos ao corpo.

Por associar-se ao lobo frontal, sua energia influencia diretamente os nossos raciocínios, a capacidade de absorver informações e aprendizados e claro, a intuição. É através deste chakra que somos representados em nosso corpo espiritual, é um ponto fácil de ser equilibrado, pois ele é ativado praticamente a todo momento através da nossa visão, ou seja, os nossos olhos o alimenta continuamente.

Sua representação possui somente duas pétalas, porque ele é o símbolo da dualidade e governa os dois lados do cérebro. Este chacra nos permite fortalecer a nossa intuição, o que nos passará maior segurança em nossas decisões e avaliações sobre assuntos da vida.

O terceiro olho equilibrado nos permite aguçar a criatividade, despertar a nossa imaginação e buscar o melhor caminho e respostas para nossos desafios. Desta maneira, pessoas com o chakra frontal alinhado conseguem liderar facilmente um grupo ou uma equipe, pois ela possui total confiança em suas estratégias e raciocínio, o que passa coerência e precisão em suas orientações, grande poder intuitivo, maior visão interior, segurança nas decisões, poder de liderança natural, clareza de ideias, maior criatividade, poder de raciocínio, fácil aprendizagem, desperta a capacidade de clarividência.

Quando este chakra está em desequilíbrio a pessoa tende á vício em drogas legais ou ilegais, falta de segurança, indecisão, sinusite, comportamento fanático por algo ou alguém, fragilidade emocional e mental, Instabilidade na vida.


7- Chakra Coronário



ree


O sétimo chakra, o da coroa, também conhecido como chakra coronário, é o mais importante dentre os 7 chakras do corpo. É através deste ponto que alcançamos o plano espiritual e principalmente, nos torna claro a missão e propósitos de todas as coisas.

O chakra coronário, chamado de Sahashara no sânscrito – que significa lótus das mil pétalas – possui a formação de uma coroa de luz no topo de nossa cabeça, e é por este portal que encontramos a compreensão do Universo e conseguimos identificar o meio de evolução do nosso espírito. Por este meio desenvolvemos nossa consciência e lembrança, todo o seu padrão de energia provém deste chakra. O costume dos reis serem coroados parte exatamente do pressuposto de que alguém que é o destinado a orientar uma nação, é também o grande portador da Luz Divina e da sabedoria.

Dentre todos os chakras, este é o que representa a essência do ser, do eu, o Brahman. Quando atingido no seu mais alto grau de compreensão, a pessoa deixa de ser ela e passa ser integrante do Brahman, ela possuirá a sabedoria e poder total do Universo, mas não desejará o utilizar para nada, pois ele já estará em uma energia de felicidade sincera e plena.

Chakra Coronário em equilíbrio, maior sensitividade e clarividência, sabedoria, melhor memória, conscientização dos caminhos para o alcance dos projetos, energização balanceada do cérebro, provoca bem-estar, melhores resultados das funções mentais, regula o apetite, sono e humor, saúde, disposição e felicidade, trás todo o equilíbrio da vida.

Chakra Coronário em desequilíbrio, problemas neuróticos, desenvolvimento de transtornos e fobias, falta de crença no Universo, de fé, tendências a ideias suicidas, depressão.








Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Meditação e Cura. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page